sexta-feira, 22 de outubro de 2010

O USO DAS TIC’S EM SALA DE AULA

As TICs na sala de aula multiplicaram as possibilidades de pesquisa de informação e os equipamentos interativos e multimídias vieram colocar à disposição dos alunos um manancial inesgotável de informações. Munidos destes novos instrumentos, os alunos podem tornar-se “exploradores” ativos do mundo que os envolve. Os Professores devem ensinar os alunos a avaliarem e gerirem na prática a informação que lhes chega. Este processo revela-se muito mais próximo da vida real do que os métodos tradicionais de transmissão do saber. Começam a surgir na sala de aula novos tipos de relacionamento. Certamente que o Professor já não pode numa sociedade de informação e do conhecimento, limitar-se a ser difusor de saber. Torna-se, de algum modo, parceiro de um saber coletivo que lhe compete organizar. Sendo assim, o Professor deixa de se apresentar como o núcleo do conhecimento para se tornar um optimizador desse mesmo conhecimento e saber.
No que diz respeito à utilização das TIC’ na minha área como pedagogo não tem dúvidas de que estas contribuem para um maior enriquecimento das aulas. O estudo acaba por ser mais abrangente, a informação está mais acessível e completa.
Nos dias de hoje a maior parte dos manuais sugere a utilização da Internet, vídeos, CD – ROM na sala de aula, que quase não permite desculpas para que continue a ser ignorada a sua utilização como ferramenta pedagógica.
As novas tecnologias permitem que as aulas se tornem muito mais motivadoras quer para os alunos quer para o professor.

Um comentário:

  1. O uso do computador e da Internet possibilita aos alunos se tornarem autores ao criar blogs, wikis, twitter, etc. Mas é preciso tomar cuidado para não nos encantarmos com o “canto da sereia” e ficar atentos para contornar as dificuldades como: a questão da escrita (o internetês), a questão da autoria (evitar o “copiar e colar”), entre vários outros.

    ResponderExcluir