quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Plano de Aula!


Unidade II

Curso: Ensinando Com TICs

Atividade IIII

Cursista: Kassandra

Tutora: Marilda da Cruz Sales Vaz
Data:20/10/20010
Plano de Aula

Escola Estadual Ana Amorim

Disciplina: Português

Turma: 5º ano vespertino

Aula: Narração e Descrição

Duração: 45 min.

v Objetivo:

v Estudar e trabalhar textos narrativos e descritivos, enfocando alguns personagens da obra de Monteiro Lobato “sitio do pica pau amarelo” através de sua descrição física e psicológica.

v Com esses personagens podemos levar os alunos a pesquisar, ler e produzir texto narrativo e descritivo.

v Conteúdo:

v Leitura do livro Reinações de Narizinho.

v Pesquisa dos personagens e construção de texto usando as descrições observadas no texto pesquisado.

v Estratégia:

1. Explica e apresentar o tema para os alunos.

2. Assistir o DVDS sobre a obra;

3. Dividir a sala em pequenos grupos e escolher os personagens.

4. Ida ao laboratório de informática para pesquisarem sobre Monteiro Lobato.

5. Preparação para apresentação em PowerPoint, incluindo o texto ilustrado;

v Recurso:

v Laboratório de informática;

v Data Show;

v CDS para arquivar apresentação;

v Assistir DVD Reinações de Narizinho.

v Apresentação dos personagens:

Dona Benta

Dona Benta Encerra bodes de Oliveira, nome da avó de Pedrinho e Narizinho, dona do Sítio do Pica pau Amarelo. Dona Benta é uma experta em geografia, adora contar história para seus netos, que com muita atenção e imaginação ouvem maravilhados.
Narizinho

Narizinho é o apelido carinhoso de Lúcia, neta de Dona Benta. O motivo do apelido foi seu nariz arrebitado. Narizinho ao contrário de Pedrinho, seu primo, morava com Dona Benta no sítio. Já Pedrinho só aparecia no sítio nas férias, dia que Emília contava nos dedos para que chegasse logo, pois a presença de Pedrinho é sinônimo de muitas aventuras.
Pedrinho

Pedrinho é o Neto querido de Dona Benta e o primo querido de Narizinho. Menino educado na cidade tem um grande coração. Destemido, Pedrinho adora passar as férias no sítio, onde vivem grandes aventuras na terra do faz de conta, embaladas pelas histórias contadas por Dona Benta, que são sempre regadas com os quitutes de Tia Nastácia.
Tia Nastácia

Trabalha no sítio da Dona Benta e ajuda a criar Pedrinho e Narizinho, foi também a criadora da irreverente e tagarela boneca Emília. Tia Nastácia é uma espécie de faz de tudo, quituteira de mão cheia, seus bolinhos e rosquinhas de polvilhos são delícias saboreadas pela família e amigos. Além de cuidar dos afazeres domésticos, também é uma excelente contadora de 'causos'.
Emília

Emília a boneca de pano, traquina e irreverente, criada por Tia Anastácia, tem os olhos de retróis preto e sobrancelhas levantadas. Foi Doutor Caramujo que inventou a pílula da fala fazendo com que a boneca virasse uma matraca. Metida a filósofa, Emília acredita que "A verdade é uma espécie de mentira bem pregada das que ninguém desconfia".

Tio Barnabé

Tio Barnabé é um caboclo da roça que mora em uma das propriedades do sítio e ajuda Dona Benta cuidando das mais variadas tarefas. Tio Barnabé tem uma grande afeição por Pedrinho, adora um cachimbo e é um sábio no que diz respeito aos segredos da floresta, do folclore e as superstições, tanto que foi ele quem ensinou Pedrinho a prender o Saci na garrafa.
Visconde de Sabugosa

Um boneco feito de sabugo de milho, com cartola na cabeça e um sinal de coroa na testa. O verdadeiro sábio do sítio que de tanto estudar, um dia, quase morreu empanturrado de álgebra. Seu passatempo é ensinar geografia e geologia para a turminha do sítio. Foi o Visconde que ajudou a descobrir petróleo nas terras do sítio.
Cuca

Cuca, uma bruxa velha com cara de jacaré e garras nos dedos. Cuca mora em uma caverna e adora fazer magias e encantos. Essa bruxa nunca dorme, ou melhor, dorme uma noite a cada sete anos e quando fica brava, urra de raiva e seus gritos são ouvidos a distância.
Saci

Saci é um negrinho de uma perna só, muito peralta que apronta todas as travessuras possíveis no sítio, desde assustar animais no pasto, até assombrar Tia Nastácia. Um dia Pedrinho, orientado por um caboclo, aprendeu que com uma peneira e uma garrafa consegueria prender o Saci, e assim o fez. Com o passar do tempo Pedrinho ficou amigo do Saci, que lhe ensina muitos segredos da floresta, e o solta. Grandes aventuras são vividas no sítio por conta dessa amizade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário